Siga nossas redes sociais

Fundação Estatal de Saúde da Família divulga locais de prova, confira!

A Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF), instituição com experiência acumulada em gestão, cuidado e condução de processos de formação e educação permanente em saúde, e em parceria com a FIOCRUZ/ Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM), TORNAM público a abertura da realização do processo seletivo com vistas ao preenchimento de 70 (setenta) vagas, para Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF-SUS/Fiocruz, Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, período letivo 2019-2021.

Os profissionais residentes são expostos a uma vivencia prática e cotidiana dos serviços, tal como ocorrerá na sua vida profissional, com o suporte pedagógico necessário associado. Serão mais qualificados para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e com competência para atuarem como monitores, isto é, futuros preceptores dos possíveis futuros residentes e graduandos de saúde. As situações concretas do trabalho, com o encontro entre os diversos atores do cotidiano dos serviços, são os principais dispositivos para a produção do processo de aprendizagem. A partir dessas vivências e apoiados por preceptores que estão nas unidades, acontecem espaços mediados por tutores, ora por núcleo profissional, ora por equipes, para que estas vivências sejam refletidas, processadas, ressignificadas e dialoguem com diversos referenciais, para uma produção coletiva de conhecimento.

Os profissionais de nível técnico e médio, como componentes indissociáveis da equipe, têm suas atividades integradas aos programas de residência e contam com todo o suporte técnico pedagógico ofertado à equipe, independentemente do seu vínculo trabalhista. Parte-se do princípio que o espaço de trabalho é um local privilegiado de formação e, portanto, estes profissionais estão em constante processo de educação permanente.

Além desses espaços, também é utilizado um amplo repertório de estratégias, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem baseadas em situações-problemas, textos, filmes, músicas, dramatizações, entre outras, que mobilizam afetos, habilidades e saberes de cada um e a busca crítica de novas informações que, na interação colaborativa com outros residentes, contribuem para a maior integração entre os saberes e práticas multidisciplinares. Todo esse processo colabora para a construção de modelos de cuidado e de gestão que tenham como centro o usuário-cidadão e um modelo pedagógico que coloque o residente-educando no centro do processo de ensino-aprendizagem, problematizando os atuais modelos de educação.

As vagas são para Enfermagem (20), Odontologia (20), Fisioterapia (06), Educação Física (06) Nutricionista (06), Sanitarista (06) e Psicologia (06).

Pré-requisitos
Graduação plena na formação pretendida, com diploma, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no respectivo Conselho de Classe. Exclusivamente para a formação de SANITARISTA, o pré-requisito é profissional graduado na área da saúde com certificado de especialização em saúde pública ou coletiva ou com diploma de graduação em Saúde Pública ou Saúde Coletiva, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), de acordo com a Portaria nº 2488, de 21 de outubro de 2011 do Ministério da Saúde.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo será executado pela Fundação CEFETBAHIA, e, e realizado em parceria com a Fiocruz – BA e a FESF-SUS.

O Processo Seletivo será constituído de Etapa Única: Prova Escrita de caráter classificatório e eliminatório, constituída por 40 questões objetivas e 01 Questão Dissertativa (Redação).

Carga horária: 60 h semanais

Bolsa: R$ 3.330,43

A Prova Escrita realizar-se-á em 27/01/2019, no turno matutino, exclusivamente no município de Salvador-BA.

As inscrições foram realizadas exclusivamente via Internet até às 23h59min do dia 17/01/2019 (horário local) com taxa de R$ 155,00.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Local da PROVA

Deixe o seu pensamento