O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo Simplificado para 1.315 (mil trezentas e quinze) vagas para a função de Agente Censitário Operacional (ACO) e 1.343 (mil trezentas e quarenta e três) vagas para a função de Coordenador Censitário Subárea (CCS), para a realização do Censo Demográfico 2020, em todo o Brasil. Na Bahia serão contratados 164 pessoas.

Das 164 vagas abertas na Bahia, 96 são para o cargo de Coordenador Censitário  de Subárea (CCS) – 17 posições em Salvador, 2 em Feira de Santana, 2 em Camaçari e as demais no interior do estado, em 75 municípios (1 vaga por município). Remuneração de R$ 3.100. As outras 68 vagas são para o cargo de Agente Censitário Operacional (ACO), todas em Salvador, exigindo apenas nível médio completo. Remuneração de R$ 1.700.

Para ambos os cargos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Todos os contratados farão jus aos auxílios alimentação, transporte e pré-escola, férias e 13º salário proporcionais.

A previsão de duração do contrato é de até 12 meses, com renovação mensal, mediante avaliação do contratado. O prazo de 12 meses pode ser prorrogado, conforme previsto na lei nº 8.745, de 1993, caso haja necessidade e disponibilidade de recursos orçamentários.

AGENTE CENSITÁRIO OPERACIONAL (ACO)

REQUISITOS: Ensino médio completo.

EXIGÊNCIAS PARA O DESEMPENHO DAS ATRIBUIÇÕES: Capacidade de entendimento e comunicação verbal para atendimento ao público; acuidade visual para conferir documentos, elaborar e transcrever textos, dados e/ou planilhas em microcomputador; e agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos no cronograma das atividades censitárias e de acordo com o padrão de qualidade requerido; capacidade motora para manusear microcomputador e seus periféricos durante a realização do trabalho; acuidade visual para elaborar documentos técnicos e elaborar planilhas; e agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos no cronograma das atividades censitárias e de acordo com o padrão de qualidade requerido.

COORDENADOR CENSITÁRIO SUBÁREA (CCS)

REQUISITOS: Ensino médio completo. Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, no mínimo categoria B, no prazo de validade.

EXIGÊNCIAS PARA O DESEMPENHO DAS ATRIBUIÇÕES: Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta; acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico e para conferir documentos, elaborar e transcrever textos, dados e/ou planilhas em microcomputador; acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores; capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas; capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido; e capacidade motora para dirigir veículo automotivo (carro) a fim de locomover-se para executar os trabalhos em áreas urbanas e rurais de grande distância.

CONFIRA OUTRAS VAGAS DE EMPREGO

CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK

GRUPO DE VAGAS NO FACEBOOK | WHATSAPP | TELEGRAM

O Processo Seletivo Simplificado, para ambos os cargos, consistirá de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, cuja realização está prevista para ocorrer no dia 8 de dezembro. Haverá prova em todos os municípios para os quais foram abertas vagas: 1.131 no país e 78 na Bahia, incluindo Salvador. A divulgação do resultado final deve ocorrer  no dia 10 de janeiro de 2020.

Haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa, nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007 e do Decreto Federal nº 6.593, de 02 de outubro de 2008 e para os doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.

LEIA O EDITAL COMPLETO

INSCREVA-SE

Deixe o seu pensamento