sábado, maio 18, 2024

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Salvador e região

FESF-SUS abre seleção para Analista Administrativo, Analista Clínico, Nutricionista, Técnico em Eletrônica e mais 07 funções.

A FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA – FESF-SUS, torna pública a realização do Processo de Seleção Pública Simplificada para Analista Administrativo, Analista Clínico, Analista de Tecnologia da Informação, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico, Médico Infectologista, Nutricionista, Sanitarista, Técnico de Laboratório em Análises Clínicas e Técnico em Eletrônica.

Os aprovados atuarão município de Salvador/Ba com lotação na Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVEP ou Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador – DIVAST ou Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental – DIVISA ou Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN.

LEIA O EDITAL COMPLETO e INSCREVA-SE

Objetivos específicos:

Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVEP:
• Realizar análise dos principais indicadores epidemiológicos nos municípios;
• Capacitar os municípios na alimentação dos Sistemas de Informações e registros de dados;
• Capacitar os municípios para o acompanhamento do comportamento epidemiológico das doenças e agravos sob vigilância e adoção oportuna de medidas de controle;
• Monitorar e avaliar programas e medidas de intervenção adotados para a prevenção, controle, eliminação ou erradicação de doenças de interesse para a saúde pública;
• Produzir documentos técnicos para apoiar os municípios e regionais no desenvolvimento das ações de Vigilância Epidemiológica.

Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental – DIVISA:
• Capacitar as equipes Técnicas da DIVISA, dos Núcleo Regionais de Saúde e municípios para atuação nas competências da VISA e VSA;
• Avaliar e dar perecer técnico sobre os Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) em estabelecimentos sujeitos à vigilância sanitária;
• Apoiar tecnicamente o monitoramento e avaliação das ações e atividades contidas nos instrumentos de gestão;
• Avaliar e dar perecer técnico sobre análise físico-funcional dos Projeto Básico de Arquitetura (PBA);
• Realizar, de forma compartilhada, a gestão dos profissionais contratados;
• Realizar ações de análise de situação de saúde, emissão de alerta e orientação técnica de competência da vigilância sanitária e ambiental;
• Apoiar tecnicamente ao processo de investigação de surtos e/ou eventos inusitados em vigilância sanitária e ambiental;
• Prestar consultoria em instrução processual relativo às ações de VISA e VSA;
• Apoiar tecnicamente a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade;
• Realizar análise de controle de microrganismos em estabelecimentos de saúde;
• Análise de resultados físico-químico e microbiológicos e outros de água de serviços de saúde e hemodiálise.

Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador – DIVAST:
• Desenvolver estratégias e metodologias de planejamento, monitoramento e avaliação em saúde do trabalhador;
• Apoiar a construção de análise de situação de saúde do trabalhador e da trabalhadora nos âmbitos estadual, regional e municipal;
• Coordenar e acompanhar o processo de implementação do Plano Estratégico de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Planestt-Ba 2022);
• Desenvolver estratégias de apoio institucional e matricial às instâncias da RENAST-Ba;
• Fortalecer a capacidade de execução de ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho;
• Fortalecer a capacidade de apoio técnico especializado do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador às instâncias da RENAST-Ba nas ações de assistência à saúde de trabalhadores(as) com agravos relacionados ao trabalho;
• Produzir e desenvolver tecnologias e métodos avançados para a vigilância epidemiológica de agravos relacionados ao trabalho;
• Desenvolver estratégias de educação permanente em saúde do trabalhador;
• Coordenar e desenvolver estratégias de comunicação e divulgação de informações em Saúde do Trabalhador;
• Desenvolver estratégias de fortalecimento das instâncias de participação e controle social em saúde do trabalhador no SUS.

Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/Ba:
• Realizar ensaios laboratoriais de diagnósticos de doenças e agravos de saúde pública e de vigilância sanitária e liberar laudos;
• Implantar e monitorar a execução dos controles de qualidade internos, identificar eventuais disfunções e tomar decisões para atender aos parâmetros preconizados;
• Realizar exames de biologia molecular, incluindo extração automatizada e manual de ácidos nucléicos, RT-PCR em tempo real e convencional, além de sequenciamento genético;
• Avaliar os resultados dos controles de qualidade externos, identificar e sugerir alternativas de melhoria;
• Acompanhar e avaliar os serviços de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos técnicos e de apoio sob sua responsabilidade;
• Realizar ensaios no laboratório de Virologia Animal e liberar laudos;
• Realizar treinamentos de coleta e diagnóstico de raiva animal;
• Elaborar documentos técnicos relacionados a equipamentos médicos para reestruturar e apoiar os processos de trabalho do LACEN/Ba, com a finalidade de dar suporte na realização de estudos e análises laboratoriais;
• Coordenar atividades de controle sanitário, reprodução e manejo de animais no setor de biotério;
• Capacitar as equipes do serviço