segunda-feira, março 4, 2024

Recrutalentos

Compartilhando Oportunidades!

Salvador e região

Estão abertas as inscrições para o programa “Futuras Cientistas”

Apesar de serem maioria na população brasileira, as mulheres estão presentes em menos de um terço das ocupações de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática no país. Os dados são da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Para contribuir com a mudança desse problema, o Ministério da Ciência abriu inscrições para o programa “Futuras Cientistas”, por meio do Cetene, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste.

Em 2024, o programa começa com uma imersão científica, com atividades práticas em laboratórios de centros de pesquisa, aulas remotas e palestras temáticas. Os grupos vão ser monitorados e as atividades realizadas seguindo metas da Organização das Nações Unidas. Ao longo do ano que vem, outras três etapas serão realizadas: banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio, mentoria e estágios supervisionados.

Podem participar do programa: professoras e alunas do segundo ano do Ensino Médio das redes públicas estaduais. Ao todo são 470 vagas. As 320 estudantes contempladas vão receber um auxílio mensal de R$ 483, por meio do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de um kit para realização de experimentos dos planos de trabalho. As outras 150 vagas são para professoras.

PARTICIPE DO GRUPO DE DIVULGAÇÃO VAGAS

CONFIRA OUTRAS VAGAS PARA VOCÊ

Em uma década de programa, 70% das participantes foram aprovadas no vestibular, e 80% delas escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

As professoras e alunas interessadas em participar devem fazer o cadastro, de graça, até o próximo dia 4 de setembro no site do Cetene, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste.

Fonte: Agência Brasil